Perguntas Frequentes

Empresas do Sector
Quais são as empresas que podem aderir à APPC?
Podem aderir à Associação as empresas que tenham como actividade principal a Consultoria e Projecto nas áreas de Engenharia, Arquitectura, Ambiente, Economia e Gestão, ou noutras áreas afins (ex.: arquitectura paisagista, planeamento urbano, levantamentos topográficos).
Se a empresa exercer uma outra actividade para além da Consultoria e Projecto, pode aderir à APPC?
A actividade de Consultoria e Projecto terá de ser predominante, devendo as outras actividades ter um peso marginal no volume de negócios.
Quais são as vantagens de ser Associado?
As principais vantagens de ser Sócio são: receber informação útil para a actividade (ex.: legislação, oportunidades de negócio, estado actual e evolução do Sector na U.E. e noutros países); gozar de prioridade e de condições especiais de participação em eventos organizados pela Associação; figurar no Boletim, no Directório e no site; possibilidade de aderir a um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. O menu "Admissão” deste site inclui uma lista com todas as "Regalias dos Sócios” (nome do sub-menu), pelo que sugerimos a sua consulta.
Como posso inscrever a minha empresa na APPC?
É necessário preencher a ficha de inscrição e o inquérito sobre facturação e enviá-los, juntamente com uma cópia do pacto social da empresa, para a APPC, por fax ou pelo correio. Os formulários e outras indicações úteis estão disponíveis no menu "Admissão” do site.
Qual é o valor das quotas e como são calculadas?
As quotas são fixadas em função do Volume de Negócios da empresa. No menu "Admissão” está disponível a "Tabela de Quotizações”, a qual apresenta vários escalões de montantes de facturação e respectivos valores das quotas.
Quanto tempo demora a decisão sobre o pedido de inscrição?
O pedido de inscrição é apreciado e decidido na primeira Reunião de Direcção que se realizar a seguir à recepção dos elementos da empresa.
Como posso obter informações sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da APPC?
Apesar da subscrição do Seguro ser limitada aos Associados, qualquer empresa do sector não associada poderá solicitar as respectivas "Condições”, sem compromisso. Trata-se de um documento (4 pág.) que inclui todas as informações essenciais sobre este serviço, incluindo limites de responsabilidade e valor dos prémios. Para este efeito, os interessados deverão contactar a APPC, preferencialmente por escrito (fax ou e-mail).
Como posso subscrever o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da APPC?
Preenchendo e enviando para a APPC a Declaração de Adesão incluída no documento "Condições do Seguro” (pergunta anterior). Os pedidos de adesão apresentados por empresas inscritas na APPC há menos de um ano são analisados e decididos pela Direcção, que pode rejeitá-los ou impor condições para os aceitar.
Posso aderir ao Seguro em qualquer altura do ano?
Sim, mas preferencialmente no início do mês, devendo a Declaração de Adesão ser enviada à APPC com pelo menos 15 dias de antecedência, em relação à data pretendida para o início do Seguro.
Existe algum Contrato Colectivo de Trabalho assinado pela APPC que regule as relações laborais no Sector?
Não.
Entidades, organizações, empresas de outros sectores e público em geral
Quem é o actual Presidente da APPC?
No menu "Apresentação” está disponível a composição dos órgãos sociais, os quais são eleitos para um mandato de 3 anos.
Como posso contactar o Presidente ou um outro membro da Direcção?
A Direcção só está presente na APPC quando realiza as suas reuniões periódicas. Assim, para contactar o Presidente ou outro membro da Direcção recomendamos o envio de um e-mail (para o endereço geral), fax ou carta.
Os eventos que a APPC realiza só podem ter a participação de empresas associadas?
Alguns sim, outros não. Um exemplo de evento aberto a qualquer empresa do Sector é o Jantar-Debate anual, que conta habitualmente com a presença de mais de uma dezena de empresas não associadas. Quando a Associação divulga um evento que vai realizar a curto prazo, informa sempre se é aberto a qualquer empresa ou apenas a sócios.
Onde está localizada a APPC e como posso chegar lá?
O menu "Apresentação” deste site inclui uma secção, "Contactos e localização”, que tem um mapa do local e indicações úteis sobre como chegar à APPC.
As publicações da APPC incluem publicidade?
Não.