SEMINÁRIO DO “PROJETO ENGENHARIA E ARQUITETURA NO MUNDO” – PORTO, 18 OUT. 2019

A APPC organizou no dia 18 de outubro de 2019, no Porto, um Seminário sobre o Projeto "Engenharia e Arquitetura no Mundo”, que teve por objetivo divulgar as atividades que tem vindo a ser realizadas desde que o projeto começou a ser implementado. O projeto está orientado para o reforço do reconhecimento internacional da engenharia e arquitetura portuguesa, visando dar a conhecer realizações, proporcionar informação sobre novos mercados e sobre o mercado das multilaterais.



Uma das suas principais componentes tem a ver com a criação de uma Rede de Associações de Consultores de Engenharia, Arquitetura e Ambiente em espaço de língua portuguesa, visando, designadamente, a consolidação de relações entre a comunidade de empresas dos respetivos países. O Seminário contou com a participação de representantes das Associações dos diferentes países, os quais fizeram uma abordagem breve dos respetivos mercados.

Foram apresentados os novos instrumentos ao dispor, designadamente o site internacional da APPC, a plataforma de suporte à Rede de Associações de Consultores e o filme que, numa lógica promocional, aborda as realizações do setor.

Foram apresentados instrumentos produzidos no sentido de proporcionar informação sobre novos mercados, a saber, o Estudo de Mercado do México e as Fichas de Mercado da Argentina, Colômbia, Marrocos e Peru.

Foi feita uma apresentação sobre as tendências futuras do nosso setor, por um ex-Presidente da Associação homóloga de Itália e um ex-Presidente da Associação da Sérvia, ambos atuais membros da Direção da EFCA, a Federação Europeia de Associações de Consultores de Engenharia.

A finalizar, e olhando para o mercado português, foram analisadas as mais recentes Orientações Técnicas do IMPIC.