A Associação

A APPC - Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores é uma Associação Empresarial, sem fins lucrativos, constituída formalmente em janeiro de 1975 a partir de um grupo de trabalho da AIP - Associação Industrial Portuguesa, formado por um grupo importante de empresas e de técnicos individuais do Setor de Consultoria e Projeto.

Até 1995 podiam inscrever-se na APPC empresas e profissionais liberais. Com a revisão dos Estatutos e aprovação do Código de Conduta Profissional, que ocorreram nesse ano, foi decidido limitar a admissão a empresas – um ato relevante na vida da Associação que assinalou na altura os seus 20 anos de existência. A partir de então passou a ser uma Associação Empresarial, representante do sector de estudos e projetos de Engenharia, Arquitetura, Ambiente, Economia e Gestão.

A APPC conta actualmente com cerca de 130 empresas associadas, sedeadas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O volume de negócios das empresas inscritas na Associação é de cerca de 300 milhões de euros. 

A Direção da APPC é constituída por 7 elementos, eleitos por um período de 3 anos.

A APPC é sócia efetiva e única representante de Portugal nas grandes Federações do Setor, tanto a nível europeu como mundial: EFCA - Federação Europeia das Associações de Consultores de Engenharia, FEACO - Federação Europeia das Associações de Consultores de Gestão, FEPAC - Federação Pan-americana de Consultores e FIDIC - Federação Internacional dos Engenheiros Consultores. Participa na atividade destas Federações, nomeadamente nas Conferências e Assembleias Gerais e nos vários Grupos de Trabalho, tendo dois antigos Diretores assumido a Presidência da FEACO e da EFCA.
Sede Actual
Instalações iniciais (edifício da AIP)
A APPC, como representante das empresas de Consultoria, pretende zelar pela qualidade dos serviços prestados, pelo fortalecimento da imagem das empresas de consultoria, pelo acesso criterioso à atividade, pela competitividade leal e pelas condições justas do exercício da atividade.

A APPC é o parceiro privilegiado junto do Poder Político, da Administração Pública e das outras Associações e Federações Empresariais nacionais e estrangeiras.

A APPC mantém uma relação aberta e privilegiada com as principais Associações Profissionais que agrupam os seus técnicos, conciliando os interesses individuais e de classe que elas representam com os interesses sectoriais e empresariais.


OBJETIVOS DA ASSOCIAÇÃO

  • Unir, representar, expressar e defender os interesses empresarias dos prestadores de serviços de Consultoria de Engenharia, Arquitetura, Ambiente, Economia e Gestão, e atividades afins.

  • Certificar, perante terceiros, as garantias éticas e técnicas inerentes à qualidade de Associado, para tanto definindo condições de admissão e um Código de Conduta Profissional.

  • Fomentar o avanço técnico-científico, a qualidade e o desenvolvimento dos serviços oferecidos, em benefício do País, dos clientes e da comunidade em geral, com respeito pela necessária vitalidade económica das atividades portuguesas representadas.

Historial da APPC

Para conhecer a génese e evolução da APPC nos seus primeiros 30 anos de existência (até 2005), consulte o livro "APPC – 30 Anos ao Serviço da Consultoria”.